8 Maneiras de usar Afirmações Positivas no Aprendizado de Idiomas

Por Luciana Pirk 22/09/2021

baixe esse conteúdo em .pdf aqui.

Você pode ter ouvido falar sobre o poder das afirmações positivas para melhorar a eficácia pessoal, mas como essa técnica pode ajudá-lo a se tornar um aluno de línguas bem-sucedido?


Leia este artigo para descobrir como aprender um idioma com afirmações positivas!

 

O que são afirmações?


Afirmações, ou afirmações positivas, são declarações curtas e poderosas que você faz a si mesmo para reforçar sua crença em sua capacidade de realizar algo. Você pode repeti-las todas as manhãs ou todas as noites, ou anotá-las e consultá-las regularmente.


Ao aprender uma língua, podem ser, por exemplo, as seguintes afirmações:


  • "Estou confiante para me apresentar na minha língua-alvo e manter uma conversa fluente de cinco minutos sobre o que faço."
  • "Minha pronúncia de infinitivos na minha língua-alvo já é muito boa e me sinto confiante sobre minha capacidade de aprender a pronunciar outras formas verbais também."
  • "Fiz um enorme progresso na compreensão das letras das músicas na minha língua-alvo. Sinto-me confiante e acredito fortemente na minha capacidade de compreender melhor os diálogos do filme."
  • "Eu escolho aproveitar todas as oportunidades para falar na minha língua-alvo e estou impressionado(a) com a minha coragem em fazê-lo."


Qual é o ponto de usar afirmações?

As afirmações positivas essencialmente programam seu cérebro para se concentrar no positivo e reconhecer os pontos fortes que você já possui, em vez de focar nos negativos e nas coisas que você ainda não tem. Você pode usar a técnica para aumentar sua autoestima, melhorar sua motivação interna e fortalecer sua ambição.

Quando usadas para o aprendizado de um idioma, as afirmações positivas podem ajudá-lo a eliminar o medo que o impede de tentar alcançar um nível mais alto de proficiência em seu idioma-alvo. Elas também podem ajudá-lo a se abrir para oportunidades que você sentiu até agora não eram possíveis ou mesmo inexistentes.


Abaixo, dou alguns conselhos sobre como usar suas afirmações para torná-las o mais eficazes possível.

 

1. As afirmações devem ser verossímeis para a mente subconsciente

Não adianta fazer suas afirmações se você não acredita nelas. Você também precisa ter certeza de que elas são verossímeis para sua mente subconsciente. Por exemplo, se você apenas começou a aprender espanhol, seria muito difícil para sua mente acreditar na seguinte afirmação:

  • "Estou confiante em minha habilidade de falar espanhol fluentemente na próxima semana."

 Em vez disso, você deve ser realista e também fornecer algumas provas para sua mente subconsciente. Por exemplo:

  • "Já sou muito bom em falar sobre o que faço em espanhol. Estou confiante na minha capacidade de me apresentar na próxima vez que encontrar um nativo."


2. Formule suas afirmações no tempo presente

Como você pode ver, os exemplos que dei até agora estão no presente, e não no tempo futuro. Isso os torna mais reais e encoraja você a pensar sobre seu projeto de aprendizagem de línguas como algo que está acontecendo agora, em vez de esperar por um futuro.

 

3. Ative os sentimentos com suas afirmações

Suas afirmações serão mais eficazes se você colocar algum sentimento nelas. Pense em como você está se sentindo sobre as coisas que está dizendo sobre você.

Elas te deixam orgulhoso, apaixonado, animado, capacitado?

Defina os sentimentos e tente senti-los enquanto faz suas afirmações. Isso o deixará mais comprometido e motivado.

 

4. Use a visualização juntamente com afirmações

Outra maneira útil de tornar suas afirmações mais reais e mais verossímeis para a mente subconsciente é usar a visualização ao lado delas.

Basicamente, a ideia é que você se imagine em uma situação em que está usando sua língua-alvo. Tente visualizá-lo com o máximo de detalhes possível. Por exemplo: do que você está falando? Como é? Como as pessoas com quem você está falando reagem ao que você está dizendo? Como isso faz você se sentir? Quanto mais você visualiza, mais se acostuma com a ideia de fazer isso na vida real.

 

5. Coloque-as no papel para torná-las mais reais

Escrever suas afirmações é outra maneira de torná-las mais verossímeis para o seu subconsciente. A ação de escrever envolve foco e presença, o que aumenta seu nível de comprometimento com suas afirmações. Ao escrever suas afirmações, você também pode obter um pouco mais de clareza em sua mente sobre o que está trabalhando.

 

6. Formule suas afirmações usando uma linguagem ativa

O que quero dizer com isso é que você deve ter controle sobre suas afirmações. Você está no centro de seu aprendizado e é a única pessoa que pode fazer isso acontecer. Certifique-se de que suas afirmações reflitam isso.

Em vez de dizer:

  • "As outras pessoas vão me entender quando estou falando em minha língua-alvo".

Diga algo como:

  • "Eu escolho ser corajoso quando falo em minha língua-alvo".


7. Transforme suas afirmações em um hábito e aprenda a identificar padrões negativos

À medida que você se familiariza com a ideia de fazer afirmações positivas, elas se tornam mais um hábito. Isso permite que você identifique padrões de pensamento negativo assim que eles aparecem em sua cabeça. Por exemplo, sempre que você começar a ouvir uma voz dizendo para você não falar ao ter uma conversa em grupo com falantes nativos, ative suas afirmações e lembre-se de como você já é bom e de como se sente confiante sobre certos aspectos do idioma que está aprendendo .

 

8. Crie afirmações em seu idioma-alvo

Se você gostaria de levar suas afirmações positivas para o próximo nível, tente fazê-las em seu idioma de destino. Se você é um iniciante, não se preocupe - você pode usar esta tarefa como uma oportunidade para aprender um novo vocabulário.

 

Quando fazer suas afirmações positivas

Você pode fazê-las a qualquer hora que funcionar para você. Pessoalmente, gosto de fazê-las de manhã, quando acordo pela primeira vez, e à noite, pouco antes de dormir. As da manhã me ajudam a definir meu foco para o dia e me dão mais confiança, e as da noite resumem meu dia muito bem e me ajudam a celebrar o que eu conquistei.

Como eu disse antes, também vale a pena lembrar de usar suas afirmações sempre que um pouco de dúvida em sua habilidade de linguagem surgir em sua cabeça.

Boa sorte com suas afirmações positivas!!



Gostaria de aprender seu idioma-alvo de forma natural e dinâmica?

Clique aqui para agendar já sua Aula Experimental Gratuita.



Posts relacionados:

Afirmações Positivas para o Aprendizado

Mente Consciente x Subconsciente

1366 visualizações